quarta-feira, 12 de julho de 2017

Como Acordar Mais Tarde e Chegar a Horas

Olá,

Pois é, este é um tema que certamente interessa a muitos de nós, eternos ensonados matinais. Quem é que, tendo compromissos no início da manhã não gostaria de dormir "só mais 5 minutos"? E se fossem 15 minutos ou até 30? Pessoalmente, com este método que irei ensinar, já ganhei 15 minutos de sono todas as manhãs e acredito que ainda consigo aumentar um pouco mais esta janela de tempo, só preciso de me esforçar mais. Sim, leste bem, eu disse esforçar. É que para este método funcionar não basta pedir, é preciso força de vontade e disciplina, o que não é fácil.

E agora vamos ao método:

Imaginemos que acordas todos os dias da semana às 7:00h para ires trabalhar e a tua hora de entrada nesse trabalho é às 8:30h. Existe um intervalo de tempo de 1:30h desde que acordas até que começas a trabalhar e tu até és aquela pessoa que chega sempre às 8:29h apenas para ter tempo de tirar o casaco antes de serem as 8:30. Já para não falar que demoras apenas 5 minutos a chegar ao teu local de trabalho. Ou seja, desde que acordas, às 7:00h, até que sais de casa, às 8:24h, perdeste 1:24h! Será que realmente precisavas de todo este tempo? Se a resposta é sim, porque todas as tuas tarefas matinais têm o tempo controlado ao segundo e é impossível demorar menos, deixa-me mostrar-te como estás enganado, pois durante muito tempo eu também pensei assim. Até chegar aquele dia em que adormeci mais 10 minutos cheguei a horas e perguntei: como foi que consegui?

Apercebi-me nos dias seguintes que para as diferentes etapas da minha rotina matinal eu estabelecia inconscientemente uma meta horária, ou seja, pegando no exemplo anterior, eu acordava às 7:00, ficava mais 10 minutos na cama, até as 7:10h, as 7:15 tinha que começar o meu banho, as 7:30 tinha que começar o pequeno almoço, etc. Apercebendo-me destas metas, comecei a jogar com elas, estabelecendo metas mais curtas apenas 1 minuto em cada tarefa. Novamente olhando o exemplo, comecei a ficar 9 minutos extra na cama em vez dos 10 minutos habituais. Depois começava o banho as 7:13h, o pequeno almoço às 7:27h, por aí fora, e se tivesse sucesso no cumprimento destas metas chegaria ao trabalho vários minutos antes. Mas como o objetivo era dormir mais e até nem existe problema em chegar ao trabalho às 8:29h, no dia seguinte acordava 1 minuto mais tarde e voltava a estabelecer os mesmos objetivos do dia anterior. Se voltasse a chegar mais cedo, no dia seguinte voltava a acordar 1 minuto mais tarde, até voltar a chegar às 8:29h ao trabalho e assim ter ganho uns minutos de manhã.


E se quiseres ainda mais tempo extra de sono?

Bem, neste caso voltas a encurtar as várias etapas em 1 minuto e repetes todo o processo.

Por vezes descobrimos com este método que na verdade não precisamos de tanto tempo assim para chegar a horas aos nosso compromissos, basta alguma força de vontade e dedicação, mas se estiveres disposto a apressares-te mais um pouco em cada etapa, podes conseguir ganhar um bom par de minutos. E claro, podes usar este método em qualquer altura do dia, não tens que o usar apenas ao acordar.


Até à próxima ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário