quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Investir na Bolsa de Valores

A propósito da publicação anterior Independência Financeira - Investir Para Lucrar, hoje irei falar um pouco sobre investir na bolsa de valores.

Antes de mais quero começar por dizer que não me considero nenhum especialista neste assunto, antes pelo contrário, considero que ainda tenho muito para aprender. No entanto penso ter a experiência suficiente para poder dar umas dicas básicas e poder ajudar-te a iniciar este percurso.

Investir na bolsa de valores não é um processo com lucros fáceis, mas quando eles surgem podem ser bastante gratificantes e há mesmo quem faça vida profissional apenas a investir na Bolsa de Valores, com lucros excelentes.

Fonte: pixabay.com

E então como podes investir na Bolsa de Valores?

Primeiro, escolhe um corretor de bolsa que servirá como intermediário entre ti e a Bolsa de Valores. Existem vários corretores por onde optar, cada um com as suas vantagens e desvantagens, nomeadamente as percentagens das comissões que terás de pagar pelas ordens de compra, venda e manutenção, pois cada corretor difere nestas percentagens e, mediante a tua estratégia de investimento, podes optar pelo corretor que melhor se adequa a ti. Faz uma pesquisa sobre os diferentes corretores disponíveis.

Depois de escolheres o teu corretor ideal, é hora de começar a investir. Define os teus limites pessoais e investe apenas dinheiro que não precises, pois acima de tudo, investir na bolsa de valores é um investimento de risco, onde podes perder parte ou a totalidade do teu dinheiro. Quando definires os teus limites de investimento, escolhe a empresa onde irás investir. Ao investires numa empresa, ou por outras palavras, ao investires numa ação dessa empresa, estás a comprar uma pequena parte dessa empresa, em troca do teu dinheiro que a empresa usará para investir no seu crescimento.

Fonte: bancocarregosa.com


E como ganhas dinheiro?

Podes ganhar dinheiro com as ações quando vendes ações a outros investidores e que tenham valorizado em relação ao momento em que as compraste e assim, deduzindo as despesas das comissões pagas ao corretor, recebes a diferença de valor. Se fores um investidor bem informado ou, no mínimo, se tiveres sorte, consegues comprar ações que irão valorizar o suficiente para que as possas vender com lucro mais tarde. Existem investidores que, graças aos seus conhecimentos avançados, compram e vendem várias vezes ao longo do dia, ganhando grandes somas de dinherio!

Outra forma de lucrar com as ações é pensar no longo prazo, pois podes comprar e manter essas ações ao longo do tempo. Há muitas empresas que pagam dividendos aos seus investidores, ou seja, pagam parte dos seus lucros aos seus acionistas e cada acionista recebe em função do número de ações que detenha na sua posse. O inconveniente desta estratégia é que terás que esperar muito tempo, na maioria das vezes vários anos, para começares a ver algum lucro. No entanto, esta pode ser uma estratégia mais segura para construir uma renda mais estável no longo prazo. Ainda assim continua a ser um processo com algum risco e nada invalida que o dinheiro investido seja perdido, por isso, mais uma vez, investe apenas o dinheiro que não te fará falta.

Então começa já a investir no teu futuro!



Sem comentários:

Enviar um comentário